Av Carlos Gomes 403/608, bairro Auxiliadora, Porto Alegre

51-33306349

51-95518808

clinicagusgalbinski@gmail.com

Cirurgia refrativa ou correção de grau a laser

A cirurgia refrativa a laser é uma excelente opção para corrigir o grau de maneira mais permanente. Pode ser aplicada aos diferentes tipos de vícios ou erros refracionais, situações nas quais a pessoa é dependente de óculos na maior parte do seu dia: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, caso esta última esteja associada a alguma das anteriores. O paciente ideal é aquele que depende de óculos também para longe, e não somente para perto.

A tecnologia atual é muito precisa e os resultados são previsíveis. Algumas técnicas já apresentam muitas décadas de acompanhamento, tornando-se consagradas e seguras, como a cirurgia de superfície ou PRK (photorrefractive keratectomy ou ceratectomia fotorrefrativa). Novas técnicas surgem, e já apresentam tempo de acompanhamento razoável para serem indicadas com segurança, como o SMILE (small incision lenticule extraction ou extração de lentícula por pequena incisão), que une vantagens e elimina desvantagens das anteriores. Outras se apresentam em desuso para miopia e astigmatismo, mas são indicadas para hipermetropia e presbiopia, como o LASIK (laser assisted in situ keratomileusis ou ceratomileuse assistida por laser), que permite o tratamento da “vista cansada” pela tecnologia de PRESBYOND.

Alguns cuidados essenciais devem ser observados na avaliação pré-operatória: a estabilidade do grau por 12 meses ou mais, imagens das córneas para avaliação qualitativa, como topografia e tomografia corneana com mapa paquimétrico ou de espessura, e avaliação do grau e de toda a saúde ocular com dilatação das pupilas. São cirurgias muito amigáveis, cujo tempo cirúrgico é bastante tolerável (aproximadamente 15 minutos por olho), os 2 olhos podem ser operados no mesmo dia, é realizada com anestesia tópica (colírio anestésico) e não necessita de jejum. Todo paciente com 21 anos ou mais pode buscar esta opção, desde que não porte contra-indicações, tais como períodos de gravidez ou amamentação, diagnóstico de catarata ou ceratocone (mesmo que iniciais), glaucoma avançado ou olho seco grave.

A cirurgia refrativa é uma cirurgia de detalhes. Cada detalhe da avaliação pré-operatória terá impacto no bom resultado e na segurança a curto, médio e longo prazos. A Dra. Patrícia Gus se subespecializou em cirurgia refrativa a laser tão logo terminou sua residência em Oftalmologia em 1999, na Escola Paulista de Medicina, até hoje referência na formação de cirurgiões refrativos para todo o país. Já acumula décadas de experiência no assunto e muitos pacientes satisfeitos! 😉

Agendar uma consulta com Especialista